contraposta.com - Já toda a gente sabe!

Momentos cruciais de torneio poker.

Momentos cruciais de torneio poker.
« em: 21 de Maio de 2009, 00:27 »
Thorson acusa o momento, e disso o stack de Thorson era para ai um setimo do seu, pelo que nao o punha em perigo. DArio nao se esqueceu disso e colocou toda a pressao em cima de thorsson mesmo com uma mao fraca. Ja thorsson como disse acusou o momento e nao pensou bem. È verdade que depois disso umAcabei agora de ver a emissao da sic radical do ept de san remo. E nao posso deixar de comentar o que acabei  sao 6). Ao faltar 1 jogador para se atingir a Final table, ou seja estavam ainda 9 jogadores em prova, certos jogadores mostaram um medo anormal. MEsmo faz raise com Q10 ,Thorson  com AQ faz re raise e compromete penso eu mais de metade do seu  esquece-se contra quem estava a jogar, Minieri é maniaco quase a roçar o louco e podia tar a fazer aquilo com qq coisa, pois sabe que os adversarios naquela altura nunca quererao defrontar o chip leader ou seja alguem que os pode eliminar. Alem acho que nao. ,Thorson  pensa o seguinte, "DArio para me meter all in qd sabe que eu tenho decall com AQ porque estava tao comprometido com o pote que nao consegui fugir.

O poker a serio é isto mesmo. Um jogo super agressivo e psicologico. O objectivo é colocar pressao no adversario de modo a obriga-lo a errar. Qd se é chip leader ou  qd nosso unico objectivo é ganahr torneio estes momentos cruciais torneio a serio.a maioria dadepois de haver raise antes dele. Essse mesmo jogador acaba por perder e ser o Bubble da  final table Ao ser ele a fazer raise com AQ  na jogada seguinte e a comprometer metade do stack, sofrendo re raise de um jogador com JJ e outro com Aks. SAi um K no flop e é eliminado.

REparem o interessante disto tudo, o mesmo jogador com a mesma mao numa primeira situaçao faz fold e nao para se fazer call. Mesmo com uma mao forte como AQ é muito mais facil fazer raise do que fazer call. Este ao contrario de thorson qd sofre reraise acaba por fazer
« Última modificação: 30 de Maio de 2009, 05:44 por luckyfish »

Frei Boa Viagem

• 1964
  • o contraposta e o coçar, vai do começar.
Re: Momentos cruciais de torneio poker.
« Responder #1 em: 21 de Maio de 2009, 09:29 »
Como sabes, os meus conhecimentos de poker são rudimentares. Porém, o que venho falar pode aplicar-se ao poker mas não é específico deste.

Este é um jogo extremamente complexo que envolve conhecimentos de estatística, de investimento e banca interpessoais (principalmente no caso de ser ao vivo) e factores intrapessoais (de auto-conhecimento).Quero falar principalmente deste último.

Lembro-me de já comentarmos isto, aparte dos importantissimos conhecimento real e experiência e parece-me fora de discussão que um jogador de poker para ser bom tem que ser uma pessoa que consiga estar presente, imersa no agora, para poder tomar as melhores decisões possíveis (tendo em conta todas as variáveis: situação de jogo, situação de banca, objectivos pessoais, etc.)

Um possível problema: o ego e a identificação

Imagina que tens um jogador extremamente agarrado ao dinheiro à tua frente (penso ser isto que se chama de jogador tight). Esta pessoa está altamente identificada com o dinheiro. Perder dinheiro é como perder um braço. Não vai conseguir estar completamente presente, pois rápidamente se irá alienar, isto é, projectar no passado (tipo: fds já perdi €300 esta semana) ou então no futuro (se ganho este pote amanhã vou estar bem feliz). Esta pessoa está condicionada e é por isso que é possível encontrar os tais padrões que se transformam em animais :)
Esta identificação pode ser mais subtil: imagina que tens alguém à tua frente que se identifica como um grande jogador de poker. É possível que esta pessoa erre quando houver uma jogada em que ele possa estar ausente do agora da seguinte forma: "se perco esta jogada, vão pensar que sou um burro". Se a jogada efectivamente acontece, temos o conhecido efeito de catástrofe em que tudo começa a correr mal a partir daí pois a pessoa já não está presente no jogo está antes identifiacada com pensamentos do tipo "que burro que sou, como é que fiz isto" ou então até pondo estas características no outro "que burro que ele é". Desta forma perdem a chamada concentração, isto é, não estão presentes.

A mente e o corpo

Quanto é 365x234. Façam de cabeça. Pois é. A mente tem uma capacidade de processamento bem limitada. Os jogadores de topo usam a intuição. E o que é isto? A intuição é usares o corpo todo para decidir num dado momento. Para poderes usar efectivamente esta intuição tens que ter conhecimento e experiência.( Posso tentar usar a minha intuição para arranjar o motor de um carro e provavelmente o que ela me vai dizer é "tá queto que não percebes nada disto")
Para além daquelas, e o factor que creio diferenciar um jogador bom de um jogador excelente é o facto de estar presente, completamente presente. Lembro-me de quando o negreanu perde com um full house contra um poker do gus hunsen. Reacção do homem: viram alguma raiva? Alguma frustração perturbadora?

Resumo

O jogo de poker faz-se no agora, não é ontem, nem é no amanhã. Para isto, para além de se treinar jogadas, ler sobre poker e jogar efectivamente, não nos podemos esquecer de algo de extremanente importante: quem joga poker é cada um de vocês em particular. Vocês são a vossa máquina de jogar poker
Quanto mais presentes estiverem, melhores jogadores serão.
Espero ter dado uma ajudinha ;)
Procura e serás mestre

« Responder #2 em: 21 de Maio de 2009, 09:33 »
Eu tambem estive a ver a emissão e realmente acho que o Thorson so foldou mesmo para tentar a final table para o curriculum, aquilo era um call automático até para quem percebe pouco do assunto, até matemáticamente ele estava a frente!!!

Realmente o que não entendi muito bem foi essa forma de jogar do Strassman, pois realmente ele saiu do torneio exactamente com a mesma mão que tinha foldado na jogada anterior A spades Q spades!!  :-\

Edit: Toze, ganda post ;) Tu es psicologo homem? Devias ser  ;D
« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 09:39 por Valentinik »

« Responder #3 em: 21 de Maio de 2009, 11:28 »
Boas,

É com estes posts do lucky que sinto que apreendi mais qualquer coisa! Obrigado pelo excelente texto!

Como sempre, acompanho as transmissões do EPT na SIC Radical. O episódio de ontem já tinha dado no Domingo (altura em que vi) mas ainda me lembro bem dessa jogada Minieri vs Thorson.

Realmente surpreendente o fold do sueco ao all-in do Dario. Como disseste, isso deveu-se ao facto de não querer ser o bubble da final table. Uma FT num EPT, mesmo para um jogador conhecido como o William, trás sempre grande prestígio! Brilhante movimento de Minieri... que colocou Thorson a pensar... "ele com aquele movimento é porque tem uma mão brutal... porque sabe à partida que eu irei fazer Call visto já estar tão comprometido no pote". Pensou, pensou... e foldou... ficando super short! Esta decisão vinda de um jogador desconhecido (que nunca tivesse ganho nada de importante ou que tivesse a um passo de atingir pela primeira vez uma FT de um EPT), talvez fosse minimamente compreensível... mas não é aceitável vindo de um jogador como o Thorson! Ainda por cima estando num HU momentâneo contra Minieri (outro doido, tal e qual o Dwan).

Depois aquela mão dupla de A spades Q spades do alemão Johannes Strassmann! É como dizes... serviu para fazer uma Bet... mas não para um Call a um Raise inicial. Será que devemos proceder sempre dessa forma?! Ou tudo depende da nossa stack?! O certo é que nessa jogada fez a Bet... e levou um Raise All-in de um americano com JJ e teve ainda a infelicidade de um italiano entrar ao barulho com AK. Acabou por ter que colocar o resto das fichas... pois ficou super short e estava super comprometido no pote! O italiano lá ganhou... triplicando... já que saiu um K no flop!

Lembro-me de uma jogada em que tive envolvido ontem num SNG no everest que talvez tenha algum enquadramento nesta última. Estava middle/short stack na posição SB... 5 jogadores (em que os 4 finalistas chegavam aos prémios). UTG fold, Middle Call, e Dealer Fold. Eu, na SB com A hearts Q hearts, faço Bet (+/- 3xBB). Levei Call dos outros dois... pote enorme... Flop sai 6 hearts 6 spades 5 hearts. Fiquei num Flush Draw e fiz All-in... pensanso numa possível hearts no Turn ou River... e também que os outros poderiam foldar uma vez que:
1. as cartas na mesa eram baixas e, eventualmente, não tivessem conectado nada;
2. estando na situação em que ia aparecer o bubble pudessem realmente desistir, com medo de não chegarem aos prémios.
Acabei por levar Call do BB que tinha um 5 e ser eliminado, pois não surgiu nem no Turn, nem no River, nenhuma hearts, nem nenhum A nem Q :-\

Pergunto: nesta situação será que fiz bem ir All-in pós-flop?! Ou, mesmo, deveria ter apenas feito Call no pré-flop?! Se calhar deveria ter jogado mais tight... uma vez que estava na SB... mas não tenho a certeza... que dizem vocês?

Termino, deixando um agradecimento às palavras do Frei Boa Viagem. Não foram relacionadas com o post do lucky... mas são palavras com conteúdo que dá muito gosto em ler!

Cumps.
« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 11:33 por Trilobite »
Se podia viver sem os Bónus das casas de apostas?! Podia, mas não era a mesma coisa! :D

« Responder #4 em: 21 de Maio de 2009, 12:13 »
Eu também vi isso no Domingo, mas deixo uma ressalva que o apresentador também deixou e que pode ( não sei se sim, não sei se não) ajudar a explicar um bocadinho aquele fold ridículo.

Na tv, só vemos as jogadas mais interessantes, aí uns 5% do torneio, a nivelar por cima. Entre cada uma das mãos que vemos, há dezenas de jogadas chatas, batalhas pelas blinds e etc, que nós não vemos, mas que podem dizer muito do momentum de um jogador.
Como o Lucky ja explicou aqui, um chacal quando está numa winning streak é simplesmente imparável. Ora Mineri, bem, acho que tem de se inventar outro animal acima do chacal para o descrever. Não é so na maneira de jogar, é em tudo, a aparência assim de menino perturbado, o olhar lunático mesmo na direcção do adversário, a maneira como fala com qualquer um com aquele sotaque de italiano mafioso. Estava-se HU, e em HU joga-se mais contra o adversário que contra as cartas.
Talvez aquela jogada viesse na sequencia de outras mãos que nós nao vimos, que fizeram o sueco desistir por sentir que não estava no melhor momento para tentar a sorte contra um chipleader chacal.

Concordo, e toda a gente concorda certamente, que o facto de estar a chegar à final table influenciou 90% da decisão. Mas creio que contra qualquer outro dos que lhe estavam, os 10% da racionalidade iriam prevalecer e o call era feito.

« Responder #5 em: 21 de Maio de 2009, 18:13 »
Em relaçao a tua questao Trilobites diz me so uma coisa pre flop qual era o tamanho da tua stack e qual o nivel das blinds?

« Responder #6 em: 21 de Maio de 2009, 19:30 »
nao posso ver videos por causa do trafego xD

« Responder #7 em: 21 de Maio de 2009, 20:35 »
Em relaçao a tua questao Trilobites diz me so uma coisa pre flop qual era o tamanho da tua stack e qual o nivel das blinds?

Deixa lá puxar pela memória...

Stack: +/-3000
Blinds: 150/300

Lembro-me que após o Raise fiquei com 2000... pós-flop fui All-In com 2000.

O BB tinha uma stack ligeiramente superior (+/-3500) e o MP tinha cerca metade da minha...

Aguardo a tua análise. ;)

Cumps.
Se podia viver sem os Bónus das casas de apostas?! Podia, mas não era a mesma coisa! :D

« Responder #8 em: 22 de Maio de 2009, 05:34 »
Eu tinha jogado com tu. Mesmo que algum deles tivesse Par medio que justificasse fazer call ao teu raise pre flop Tipo 77 88 Asuited ou Kqs. nao ha mao nenhuma tirando 55, tendo conta o modo como se jogou que  realmente te meta medo. Se ele tem A6s e tem trio, tens nove 9 copas para te safar e nao és favorito. mas todas as outras (tirando tirando 55 e 66, mas 66 é pc provavel) tens pelo menos 2 overcards e as copas. Sao 15 outs. com 15 outs es sempre favorito estastisticamente. tenham eles o que tiverem. sendo o pote ja maior que o teu restante stack e es primeiro jogar pos flop é impossivel jogares de outra maneira que nao a que jogaste. Pois como dizes estao no bubble maior probabilidade desistirem, e alem disso tens uma mao fortissima para aquela ocasiao. . tens de pos pressao e ir all in.eu nao teria jogado diferente
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 11:14 por luckyfish »

« Responder #9 em: 22 de Maio de 2009, 08:37 »
Vês Trilobite, o mestre diz que tu tas craque  ;)

« Responder #10 em: 22 de Maio de 2009, 17:23 »
Pessoal,

Eu também vi essa jogada e de facto não tenho nada a acrescentar ao que já foi dito (e bem).

Gostava somente de congratular-vos por terem voltado a discutir ideias no forum. Ideias essas que ultrapassam mesmo a simples táctica de jogo e que chegam ao nível da análise do individuo (comentário do toze que complementa outros anteriores em que categorizámos os jogadores de poker). Após a experiência da Sardenha é que me apercebi que durante aquelas 7 horas de poker (no side event) foram muitas as vezes em que se "jogaram" os jogadores e não as cartas... Apesar de já ter essa sensibilidade para o tema foi de facto fantastico vivê-lo in loco.

Força nisso e toca a qualificar para o WSOP.

Abraço,
rigo

« Responder #11 em: 22 de Maio de 2009, 19:04 »
Pessoal,

Gostava somente de congratular-vos por terem voltado a discutir ideias no forum.

em relaçao ao poker nunca se deixou de discutir, eu é que as vezes deixo de aparecer com situaçoes ou post novos. Isto nao é um espaço so meu. Teria miuto gosto em responder a situaçoes apresentadas por vos. Por ex como fez aqui o trilobites. Infelizemnte qd nao apraeço com material novo isto nao avança. MAis por culpa vossa do que minha.

Bónus de Poker vs bónus de aposta

Iniciado por JonhyRicoQuadro Acolhimento dos recrutas

Respostas: 1
Visualizações: 931
Última mensagem 09 de Março de 2012, 23:10
por Saurix
JA ME FALARAM QUE EXISTE MANEIRA DE SACAR OS BONUS DO POKER,SERA QUE DA MESMO?

Iniciado por JOAQUIMtugaQuadro Discussão Geral

Respostas: 7
Visualizações: 999
Última mensagem 14 de Dezembro de 2010, 11:10
por oliveirasantos22
Criar/Gerir uma Carteira de Apostas e Poker

Iniciado por hiphop19Quadro Dicas

Respostas: 1
Visualizações: 1399
Última mensagem 16 de Junho de 2009, 23:15
por alCunha
Trivial do poker ( exercicios , perguntas, curiosidades)

Iniciado por chatovQuadro Poker - regras, artigos e estratégia.

Respostas: 13
Visualizações: 1689
Última mensagem 19 de Março de 2009, 18:51
por luckyfish
Software para Poker

Iniciado por azambujasQuadro Poker - regras, artigos e estratégia.

Respostas: 8
Visualizações: 3417
Última mensagem 30 de Agosto de 2010, 03:25
por Deiasmf